Categoria: História

sexo egito

Como era a sexualidade no Antigo Egito?

No imaginário coletivo a sexualidade egípcia era um lugar mágico e misterioso, cheio de possibilidades e bastante afrodisíaco. Nele, os faraós se rodeavam de servas nuas ou com pouca roupa com a função de dar prazer aos seus senhores, nesse caso os faraós.

Mas será que a sexualidade no Antigo Egito era assim tão liberal? Na verdade a realidade se distancia bastante da ficção. Por isso, nesse blog vamos expor como importantes arqueólogos entendem as práticas sexuais do Antigo e como se desenvolveu a sexualidade naquela região.

Por que aprender história nas escolas?

Provavelmente todo estudante que se preze, até mesmo os mais assíduos já se questionaram em algum momento do processo de aprendizagem a famosa pergunta. Por que é que eu estou estudando isso? Decerto, algumas disciplinas são mais questionadas que outras e isso passa no caso da história.

Porém, entender a nossa história significa dar sentido ao processo de desenvolvimento da nossa sociedade. Como também nos permite entender os erros que os nossos antepassados cometeram para a construção de um futuro ainda melhor. Mas para chegar a essa conclusão as vezes é necessário um pouco mais de maturidade e por isso que os jovens estudantes normalmente sofrem um pouco mais com essa disciplina.

democracia

O berço da democracia e a sua evolução

Com o intuito de servir como base para o progresso da sociedade ateniense a democracia surge praticamente de forma natural. Embora ainda não fosse o modelo político ideal para o progresso, ela serviu e ainda serve como um parâmetro histórico de como a política socioeconomia e cultural do ocidente se desenvolveram.

Neste sentido para poder entender como surgiram os conceitos de um estado de bem-estar e uma sociedade baseada no progresso, é importante entender o conceito histórico na qual ela surge e os seus fins.

alexandria

Alexandria: uma das grandes metrópoles da antiguidade

Nomeado em árabe al-Iskandarīyah, localizada no imenso delta do rio Nilo, estrategicamente localizada em uma colina que separa o lago Mareotis do mar Mediterrâneo, desempenhando uma importante função como o principal porto do Egito, dividida entre o ocidente e o oriente, local dos casos de amor de Marco Antonio e Cleópatra, berço de uma biblioteca inesquecível, não poderia ser outra senão a mítica Alexandria.

Foi fundada pelos grandes macedônios, o cavaleiro de Bucephalus, o discípulo de Aristóteles, o incomparável Alexandre III, o Grande, e se tornou a cidade portuária mais importante do mundo antigo. O porto foi construído com um imponente quebra-mar de grandes blocos de pedra. Media mais de um quilômetro e meio e era conhecida como Heptastádio, justamente porque seu comprimento era o de sete estádios, e chegava à famosa ilha Faros, onde também se erguia o famoso farol conhecido como uma das sete maravilhas do mundo.